- Área: 900 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Aoguan Performance of Architecture
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma pequena aldeia na montanha em Yichang, Hubei. Rodeada por dois sistemas de água, a aldeia é composta por montanhas semicirculares e campos agrícolas. O corpo da montanha contém principalmente pedras brutas naturais, matéria-prima para construção das casas do entorno.
Originou-se do costume popular local e das antigas técnicas de alvenaria de pedra. Adaptado às condições locais, o projeto condiz com o estilo de vida atual.
O volume é uma casa de pedra típida da aldeia, com pequenas pedras empilhadas no exterior. O projeto, em primeiro plano, apresenta uma textura caótica e um acabamento inferior, porém se torna autêntico com o passar do tempo. A casa foi construída com uma estrutura de madeira e tijolos de terra, e com o tempo foi degradada, podendo não suportar mais o peso das pedras.
De forma a preservar o tecido da parede de pedra, a estrutura original de madeira foi substituída por uma estrutura de aço. As grandes janelas da parede de pedra facilitaram a desmontagem e a alvenaria reversa. Um grande volume de vidro com estrutura de aço, foi embutido entre às duas casas. O espaço funciona como um saguão de entrada e pátio, além disso, uma escada foi adicionada na parte posterior, conduzindo os usuários ao segundo pavimento. A composição das paredes de pedra interna e externa foi preservada.
O primeiro pavimento, térreo, abriga um café de estilo ocidental com uma lareira suspensa, onde os hóspedes fazem a digestão. Do outro lado, foram dispostos livros tradicionais chineses, incensos, chá e pinturas, integrados a um restaurante, de forma a atender às necessidades dos diferentes visitantes.
O segundo pavimento possui quatro quartos de hóspedes, sendo três quartos grandes e um quarto de hóspedes. A madeira existente foi reaproveitada no espaço, como complemento das paredes de pedra e aço. A composição geral mostra a integração da arquitetura e do ambiente, e a relação entre o espaço e a natureza.
Paisagem e idílio encontram-se na antiga aldeia com casas de pedra. Lembro-me vagamente das doces canções folclóricas do professor Mao de Badong. A tribo das casas de pedra pretende expressar o imaginário da pintura, a partir da integração da natureza e do homem.